sexta-feira, 25 de outubro de 2013

700 camas de ferro e um lapso momentâneo da razão

São 700 leitos hospitalares meticulosamente arranjados, estendendo-se até o infinito em uma praia. Um homem sentado, uma camareira, cinco cães e uma asa delta. Diferentemente do que se faria hoje,  nessa foto todos esses elementos estavam realmente lá na hora do clique.

A Momentary Lapse of Reason é o décimo terceiro álbum de estúdio da banda de rock progressivo Pink Floyd, lançado em setembro de 1987. Álbum clássico por músicas como "Learning to Fly", se tornou referência também pela capa.

A capa mostra centenas de leitos hospitalares, colocados em Saunton Sands em Devon. A asa delta pode ser visto no céu, uma clara referência à "Learning to Fly". O fotógrafo, Robert Dowling, ganhou um prêmio pela imagem, que levou cerca de duas semanas para criar.


Claro que era possível fazer montagens muito boas nessa época, mas a opção do designer Storm Thorgerson foi de usar elementos reais. Posteriormente ele admitiu que era "loucura fazê-lo". Muitas vezes grandes fotografias exigem muito trabalho. Claro que hoje em dia a computação gráfica ajuda a diminuir esse trabalho e até ampliar as possibilidades. Não se ise alguém seria capas de realizar esse trabalho todo hoje em dia, até por que as outras pessoas achariam uma loucura.

Ouça as músicas:

Learning to Fly:

On The Turning Away:

Thorgerson, que morreu aos 69 anos depois de sofrer de câncer, era "o melhor designer de álbum em todo o mundo", segundo o escritor Douglas Adams, opinião compartilhada por gerações de fãs de música. Evidentemente influenciado por Magritte, Dalí e Man Ray, ele trabalhou principalmente com fotografias, criando colagens duras, justaposições estranhas, espelhos infinitos e cenas urbanas, realidades que desafiam, imagens que muitas vezes tiveram construções elaboradas. Trabalhou em quase todos os álbuns do Pink Floyd e em muitos outros, como Led Zeppelin e Genesis.
Fontes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário